sexta-feira, 26 de junho de 2009

O autêntico forró Nordestino na FMU


Por Joanisa Prates   
 Após um mês arretado com muito forró pé-de-serra dos solos potiguares, a Universitária FM convida os ouvintes para festejar o dia de São Pedro, ao som da sanfona, zabumba e triângulo de Chiquinho do Acordeon e os Potiguares, apresentando e finalizando os festejos juninos do programa Música Potiguar Brasileira (MPB).

Francisco Félix Neto, mais famoso por Chiquinho do Acordeon, nasceu em Cerro-Corá RN, e logo seguiu para São Paulo do Potengi, onde casou e conseguiu emprego para sustentar a família. Mas a paixão pela música nordestina falou mais alto e Francisco Félix abandonou o trabalho para seguir os passos do seu grande mestre Gonzagão. Aprendeu a tocar sanfona e a partir daí surgiu o Chiquinho do Acordeon, que na sequência, agregou seu trabalho com outros músicos e amantes do forró raiz, formando o grupo Chiquinho do Acordeon e os Potiguares.

Atualmente acompanham a sanfona de Chiquinho, a zabumba de Sandoclécio, Joãozinho do Forró no triângulo e vocais e Sebastião - deficiente visual - na voz principal.

Durante o programa, Chiquinho e os Potiguares apresentam o cd São João na Roça, falam sobre o projeto da gravação de um DVD e sobre o próximo disco, com lançamento previsto para o período junino de 2010. Chiquinho também conta as principais dificuldades de ser artista independente e da importância da sua música tocar na rádio, afinal, a relação das rádios públicas/educativas está diretamente ligada a apresentação do artista local ao público.

Você confere o MPB Junino neste sábado, dia 27, às 17h, com reprise no domingo, 28, às 12h.

*

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Blogger Templates