quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Frevo Potiguar na Universitária FM

DOSINHO

Por Joanisa Prates   
 O programa Música Potiguar Brasileira (MPB) convida todos os ouvintes da Universitária FM para curtir o carnaval como antigamente, com o melhor do frevo e da marchinha potiguar. E apresentando o MPB recebemos um dos maiores ícones do carnaval poti-brasuca, o compositor Claudionor Batista de Oliveira, mais conhecido por Dosinho.

Compositor de famosos frevos como Vão me levando e Doido também apanha, Dosinho iniciou sua carreira criando jingles publicitários e campanhas políticas, compondo sambas-enredo e trabalhou como assistente de orquestra da Rádio Nacional no Rio de Janeiro. Em 1952 teve suas primeiras composições gravadas: o samba-choro Há sinceridade nisso? e o baião Se tocá eu danço, dois dos seus maiores sucessos.


Durante o programa, Dosinho relembra saudoso do carnaval de Natal de antigamente, quando as pessoas se reuniam pelas ruas do Alecrim e da Ribeira para brincar e dançar atrás das orquestras de frevo. Aos 83 anos, o compositor se despede das gravações, deixando o último disco, intitulado 'Bloco sem nome', que retrata a realidade atual do carnaval natalense, como na música-título do disco e também em Dólar na cueca - uma crítica aos políticos corruptos do país.

O álbum 'Bloco sem nome' tem arranjos de Jubileu Filho e participação de artistas como Paulo Tito, Claudionor Germano, Tânia Talli, Expedito Baracho e Isaque Galvão. Apesar de ser a última gravação que Dosinho realiza, ele garante que continuará compondo suas marchinhas e frevos para alegria daqueles que brincam carnaval.

Vai ficar em casa neste carnaval? Então sintonize a Universitária FM e confira o melhor do frevo potiguar no programa Música Potiguar Brasileira, com apresentação especial de Dosinho. Sábado dia 13, às 17h, com reprise no domingo, 14, às 12h.

*

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Blogger Templates