sexta-feira, 26 de março de 2010

A boa música do Sexteto Potiguar na FMU

SEXTETO POTIGUAR

Por Ianne Maria

Jazz, música erudita, maxixe, frevo, bossa nova e muito mais. É o Sexteto Potiguar mostrando toda a sua Música Potiguar Brasileira.

Composto por trompete, trombone, tuba e percussão, o Sexteto Potiguar foi iniciado em 2002 e tornou-se desde cedo um dos expoentes da música instrumental do Rio grande do Norte, sendo convidado e indo participar em 2003 do Festival International de Musique Universitaire realizado na França.

Formado por professores da escola de música da UFRN e músicos da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, o sexteto preza não apenas pela diversidade e qualidade de seu repertório mas também tem por forte objetivo a formação de músicos e platéias apreciadoras dos mais diversos estilos e da música de concerto. Prova disso é o empenho do Sexteto Potiguar em promover verdadeiras aulas-concerto e master classes em diversas localidades do estado.

E pra você não perder a boa música do Sexteto Potiguar, basta sintonizar a Universitária FM este sábado dia 27 às 17 horas, ou na reprise do domingo, dia 28, ao meio dia e aproveitar.

*

terça-feira, 16 de março de 2010

FMU 9 anos :: Valéria Oliveira No Ar

VALÉRIA OLIVEIRA
Fotos: Sueli de Souza
Por Joanisa Prates   
 A Universitária FM comemora mais um ano de vida presenteando os ouvintes com novidades. Em novo formato, o programa Música potiguar Brasileira (MPB) será guiado por Laurenne Tavares num bate-papo descontraído com artistas norteriograndenses, apresentando o melhor da produção musical do nosso estado.

Para iniciar este novo ciclo do MPB convidamos a intérprete e compositora Valéria Oliveira, que acompanha o crescimento da FMU desde 22 de março de 2001, data da fundação da emissora e dia do Músico Natalense. Em meio a tanta comemoração Valéria aproveita para apresentar as músicas do seu novo álbum 'No Ar'.

Valéria Oliveira é uma artista talentosa e determinada. Em 2009 lançou 'No Ar' o sétimo álbum da carreira, fruto do Projeto Pixinguinha promovido pela Funarte e Ministério da Cultura. Leve e maduro o disco plenamente autoral também traz parcerias com Luiz Gadelha, Simona Talma, Khrystal, Sueldo Soaress e Romildo Soares.

Com uma banda base de tirar o chapéu - Rogério Pitomba na bateria, Paulo de Oliveira no baixo, Jubileu Filho na guitarra, violão de aço e nos vocais e Wagner Tsé na percussão, 'No Ar' conta ainda com participações especiais do baixista japonês Tetsuo Sakurai e do bandolinista carioca Pedro Amorim. E o plus dos arranjos de sopro de Gilberto Cabral e a produção musical de Claudio Olivotto.

E não para por aí... Durante a sua participação no Festival SXSW, no Texas, Valéria conheceu uma fábrica de discos de vinil, estudou as possibilidades de produzir o próprio 'bolachão' e deu certo. Além do CD, ela lança o vinil 'No Ar', adicionando o remix de Romance à Francesa - produzido pelo músico Gabriel Souto. Valéria prepara turnê nacional para maio de 2010, partindo de Natal seguindo e levando novos ares até o Rio de Janeiro e São Paulo.

Comemore conosco os 9 anos da Universitária FM e o Dia do Músico Natalense com Valéria Oliveira No Ar. Sintonize o Música Potiguar Brasileira neste sábado dia 20, às 17h, com reprise no domingo, 21, às 12h.

*

sexta-feira, 12 de março de 2010

Cantigas, repentes e lôas na FMU


[Este fim de semana o MPB reapresenta o programa com Jaraguá Mulungu]

CACAU ARCOVERDE

Por Joanisa Prates   
 Nesta semana programa Música Potiguar Brasileira prepara uma tarde com cantigas, repentes e ritmos afro-brasileiras da cultura popular nordestina. E para comandar o MPB convidamos o brincante e percussionista Cacau Arcoverde apresentando o projeto musical Jaraguá Mulungu*.

Criado por Cacau Arcoverde em 22 de agosto de 1999, o Jaraguá Mulungu é um projeto musical com objetivo de divulgar a cultura popular com sua própria linguagem, e suas músicas mostram a beleza da Literatura de Cordel e o repente, homenageando os mestres brincantes da cultura popular pernambucana e potiguar.

Durante o programa Cacau canta suas lôas, conta a trajetória dos dez anos do Jaraguá e apresenta o Projeto Instrumental "Raízes Brasileiras", gravado no Estúdio Umuarama, no Rio de Janeiro, com participações especiais de grandes amigos de Arcoverde. E ainda comenta sobre o projeto "Coco de Nóis" aprovado pelo BNB de Cultura 2009 que tem como principal objetivo a divulgação da Cultura Popular do Rio Grande do Norte e de Pernambuco.

A diversidade cultural e de ritmos do Jaraguá Mulungu você sintoniza este fim de semana no programa Música Potiguar Brasileira, aqui pela Universitária FM 88,9MHz.

[*]O Jaraguá é considerado um personagem que faz parte do imaginário da Cultura Popular, um fantasma de cavalo. O termo Mulungu é empregado para designar o Ser Supremo em 25 línguas e dialetos do leste Africano.

O MPB vai ao ar sábado, dia 13, às 17h, com reprise no domingo, 14, às 12h.

*

quinta-feira, 4 de março de 2010

O som da costa branca potiguar na FMU



MIRABÔ DANTAS
Por Joanisa Prates   
 A Universitária FM convida seus ouvintes para uma viagem musical pela costa branca potiguar. É que neste fim de semana o Música Potiguar Brasileira (MPB) será apresentado pelo músico e compositor Mirabô Dantas, que faz um breve retorno aos festivais de música dos anos 70 e apresenta as músicas do CD Mares Potiguares.

Mirabeaux Dantas Filho, o tímido Mirabô, que comemora mais um aniversário dia 11 de março, nasceu em berço musical. A família Dantas na região do Seridó norteriograndense é repleta de músicos e ele cresceu ouvindo o pai tocando trombone. E não demorou muito para Mirabô colocar os pés na estrada: de Areia Branca para Natal e depois Rio de Janeiro.

No início da década de setenta ele desceu para o Rio de Janeiro, compôs e fez parcerias com vários músicos: Capinam, Fagner, Elba e Zé Ramalho, Gilberto Gil, Caetano e com os potiguares Leno Azevedo e uma de suas maiores intérpretes, Terezinha de Jesus. Todos com o mesmo objetivo: a busca pelas grandes gravadoras.


Nos anos 90 Mirabô retorna ao Rio Grande do Norte e alguns anos depois, em 2008, lança o seu primeiro CD "Mares Potiguares" contendo algumas composições em parceria com Capinam, Maurício Tapajós e o cearense Raimundo Fagner. Durante o programa Mirabô apresenta canções do seu disco e afirma que pretende relançar o Mares Potiguares muito em breve.

O MPB vai ao ar sábado, dia 06, às 17h, com reprise no domingo, 07, às 12h.

*
 
Free Blogger Templates