sexta-feira, 12 de março de 2010

Cantigas, repentes e lôas na FMU


[Este fim de semana o MPB reapresenta o programa com Jaraguá Mulungu]

CACAU ARCOVERDE

Por Joanisa Prates   
 Nesta semana programa Música Potiguar Brasileira prepara uma tarde com cantigas, repentes e ritmos afro-brasileiras da cultura popular nordestina. E para comandar o MPB convidamos o brincante e percussionista Cacau Arcoverde apresentando o projeto musical Jaraguá Mulungu*.

Criado por Cacau Arcoverde em 22 de agosto de 1999, o Jaraguá Mulungu é um projeto musical com objetivo de divulgar a cultura popular com sua própria linguagem, e suas músicas mostram a beleza da Literatura de Cordel e o repente, homenageando os mestres brincantes da cultura popular pernambucana e potiguar.

Durante o programa Cacau canta suas lôas, conta a trajetória dos dez anos do Jaraguá e apresenta o Projeto Instrumental "Raízes Brasileiras", gravado no Estúdio Umuarama, no Rio de Janeiro, com participações especiais de grandes amigos de Arcoverde. E ainda comenta sobre o projeto "Coco de Nóis" aprovado pelo BNB de Cultura 2009 que tem como principal objetivo a divulgação da Cultura Popular do Rio Grande do Norte e de Pernambuco.

A diversidade cultural e de ritmos do Jaraguá Mulungu você sintoniza este fim de semana no programa Música Potiguar Brasileira, aqui pela Universitária FM 88,9MHz.

[*]O Jaraguá é considerado um personagem que faz parte do imaginário da Cultura Popular, um fantasma de cavalo. O termo Mulungu é empregado para designar o Ser Supremo em 25 línguas e dialetos do leste Africano.

O MPB vai ao ar sábado, dia 13, às 17h, com reprise no domingo, 14, às 12h.

*

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Blogger Templates