sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Um tanto mais de Tico [ Homenagem]



40 anos de carreira, 18 discos, vários países visitados e vividos e muitos amigos e apreciadores em todo o mundo. Em números é simples definir Tico da costa, mas a sua essência consegue ir muito além de um violão, música, e poesia.
Tico da costa foi dos artistas potiguares, talvez o mais internacional de todos. De areia Branca para o mundo, Tico seguiu cantando as paisagens da infância, o Brasil e o nordeste com maestria e carisma. No exterior, fez importantes parcerias com músicos de renome como Peter Seeger, cantor folk americano e Phillip Glass, compositor de importantes trilhas de cinema.
Mesmo já tendo partido, sua obra sustenta uma grande qualidade e engloba diversos ritmos e temas. Tico já compôs para crianças, religiosos, tocou para americanos, paraguaios e cariocas e gravou de salsas a frevos. Versatilidade e criatividade que encarecem o valor da cultura potiguar e levam o seu nome para a atemporalidade.
E é por tudo isso que o Música Potiguar Brasileira leva ao ar este fim de semana um programa especial, homenageando este importante artista no aniversário de um ano da sua morte. Ouça o programa este sábado às 5 da tarde e domingo ao meio-dia.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Anna Fernandêz, compositora Potiguar, no MPB


Anna Fernandêz é natural de Caicó, RN, mas foi em Natal que se iniciou como compositora e cantora. E sua estreia foi intensa, no palco do Teatro Alberto Maranhão com o antigo projeto “Noites Potiguares”, onde foi classificada para o Pixinguinha local, e posteriormente selecionada para o Pixinguinha Nacional e o Pixingão. Com tanto impulso, sua carreira tomou um rumo natural e Anna seguiu para São Paulo para tentar a sorte com seu talento de cantora e compositora, e desde então é só história.

Como cantora, Anna gravou em 92 o disco, Vem me Enlouquecer, em 2000 o cd Falando de Amor e em 2002, Simplesmente Anna Fernandêz, além de 2 discos lançados em Portugal. Inclusive com o primeiro álbum, Vem me Enlouquecer, Anna Fernandêz foi contemplada com o prêmio Sharp de cantora revelação, em 1993.

Como compositora, Anna teve mais de 360 músicas gravadas por artistas de diferentes estilos. Podemos citar Roberta Miranda, Cajú e Castanha, grupo Dominó, Elba Ramalho, Padre Antônio Maria, Bete Carvalho, Alcymar Monteiro, sem esquecer de Elymar Santos, com quem frequentemente realiza importantes parcerias.

Com este vasto currículo, nada mais justo que ouvir o programa Música Potiguar Brasileira desta semana, para conhecer mais da história e das músicas dessa importante compositora brasileira, original da nossa terra.

Serviço:

O quê: Programa Música Potiguar Brasileira com Anna Fernandêz

Onde: Universitária FM 88,9 MHz

Quando: [21/08] Sábado 17h e [22/08 Domingo 12h

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A Energia d’Os Bonnies na Universitária FM

Indo além do Rockabilly, os bonnies são a representação da versatilidade do rock. Sempre bebendo com responsabilidade das influências musicais dos anos 50 e 60, a banda se deixa levar pelos bons ventos da atualidade e hoje produzem rock atemporal, com direito a boas faixas instrumentais e letras despretensiosas.
O início dos bonnies se deu em 2001, mas a formação atual veio depois, em 2005, com um trio irrequieto que não permite a criatividade estacionando apenas nas músicas; A banda também cultiva um trabalho expressivo no audiovisual. São ilustrações, animações e videoclipes, que, inclusive, já renderam a’Os Bonnies o prêmio de melhor videoclipe no festival MADA de 2007.
Mas a parcela de participações em festivais d’Os Bonnies é extensa. Além de marcar presença no MADA também nas edições de 2005 e 2006, ainda somaram idas ao festival DoSol, em Natal, Bananada, em Goiânia, Festival Mundo, em João Pessoa e Abril Pro Rock, em Recife. Em 2005 lançaram o primeiro EP, e em seguida os diversos singles que incluiam pequenas animações, chegando em 2008 ao CD Os Bonnies, mais conhecido como disco azul. Para este ano, a banda ainda prepara seu terceiro grande trabalho, um EP viabilizado através de prêmio Nubia Lafayette a ser lançado em breve.
Para conhecer mais sobra a banda Os Bonnies, visite o blogue http://www.osbonnies.com.br e ouça o programa Música Potiguar Brasileira este sábado 14 às 17h, e domingo 15, ao meio-dia na Universitária FM.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Novo cd da banda SeuZé no MPB



Este fim de semana, a Universitária FM está com cheiro de coisa nova. É o mais novo cd da banda SeuZé no programa Música Potiguar Brasileira.



Certamente, uma das bandas mais respeitadas do rock potiguar é a banda SeuZé, que desde 2003 vem mostrando serviço e produção de grande qualidade.

Fugindo de rótulos, o SeuZé aposta nas mais diversas boas influências musicais e em boas temáticas para direcionar suas composições. E o som que no início era dotado de cunhos regionalistas e questionamentos sociais, hoje se encontra estendido a outros universos abordando inclusive aspectos do existencialismo. Trocando em miúdos, música com conteúdo.

Do trabalho atual, o fruto recém lançado é o cd “A Comédia Humana”, abertamente inspirado no livro homônimo do autor francês Honoré de Balzac. Antes, a idéia era lançar pequenos singles que além de música, trariam outras expressões artísticas, presas a temas específicos e montando o que seria “A Comédia Humana” em capítulos. Em 2007, foi lançado o single Solidão, primeiro da séria que contaria com 4 atos. Mas o projeto que culminaria em um disco subdividido em temas foi direto ao ponto e lançou em 2010 A Comédia Humana com todas as faixas que o cd merecia ter, mas sem se limitar a temáticas organizacionais.

A banda SeuZé conta com o vocal sóbrio e o contra-baixo de Lipe Tavares, as guitarras de Augusto Souza e Fell e a bateria de Telo Pacheco. Em ação, o quarteto flerta com samba, baião e o rock inglês com a facilidade que o talento permite, garantindo uma grande identificação e empatia por parte do público, com direito a refrões catarolados desde as casas de shows mais badaladas até os botecos da cidade.

Caso a curiosidade para conhecer A Comédia Humana, novo cd do SeuZé, seja maior que a espera por sua chegada nas lojas, o Música Potiguar Brasileira dá uma força e traz, esta semana, um passeio pelas novidades que o SeuZé reserva, além de um bom bate-papo com o vocalista Lipe Tavares.



Serviço:


O quê: Programa Música Potiguar Brasileira com SeuZé
Onde: Universitária FM 88,9 MHz
Quando: [07/08] Sábado 17h e [08/08] Domingo 12h


 
Free Blogger Templates