sexta-feira, 29 de maio de 2009

O feeling do reggae nas ondas da FMU

Rastafeeling e Harrison Staford

Por Joanisa Prates   
É no clima de reggae music que o Música Potiguar Brasileira (MPB) convida Allan Negão, líder, vocalista e compositor da banda Rastafeeling - uma das grandes referências no cenário do reggae nordestino - para apresentar o programa e contar para os ouvintes a trajetória da banda que, apesar de pouco tempo de estrada, leva a "massa regueira*" ao delírio.
A banda surgiu quando o power trio Allan Negão, Ricardo Cazzolli e Pascoal Neto resolveram fazer um som com identidade própria, sem padrões de rotulagem agregado as influências musicais de cada um, que vai do roots, passa pelo ragga até o dub. Da mistura de música reggae e do embasamento na filosofia Rastafari resultou a banda Rastafeeling, que hoje é formada por Allan "Dread Lion" (voz e guitarra), Ricardo Cazzolli(contrabaixo), Michael Willian(guitarra solo), Pascoal Neto(bateria) e Max Coelho(teclado).
Em 2008, a Rastafeeling foi selecionada para o MADA (Música Alimento da Alma), um dos festivais de música independente mais importantes do país, tendo destaque como um dos melhores shows dentre as bandas independentes do festival, e até qualidade, público e porte para comparar com as apresentações das bandas de nível nacional.
O MPB vai ao ar neste Sábado, dia 30, às 17h, com reprise no Domingo, 31, às 12h.
*A expressão 'massa regueira' é título de uma das músicas da banda e faz referência ao público do reggae.
*

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Música instrumental de primeira na FMU


Por Joanisa Prates   
O Música Potiguar Brasileira (MPB) convida o guitarrista e compositor Manoca Barreto para apresentar o seu mais novo trabalho com o Trio Caninga. Para acompanhar a guitarra de Manoca, o trio traz o contra-baixista Júnior Primata e o saxofonista Heleno Feitosa 'Costinha'.
Formado em 2006, o trio passou por algumas dificuldades temporais. Além da agenda cheia, os três caningados também são professores - e Costinha (saxofone) mora na Paraíba - o que dificultou bastante o encontro entre os músicos no desenvolvimento do trabalho. Foi dessa persistência que surgiu o nome Trio Caninga.
Em 2007, o Trio Caninga lançou o disco "Tempo Bom", apresentado ao público potiguar após dois anos, no último mês de abril. O disco contém oito faixas, sendo duas versões com ótimos arranjos para "Só danço samba", de Tom Jobim e Vinícius de Moraes e "Apanhei-te cavaquinho" de Ernesto Nazareth. As demais composições são da autoria de Manoca Barreto, sendo "Tempo Bom", música que dá título ao disco, composição de Primata, mostrando o alto nível da música instrumental potiguar.
O Trio Caninga está fazendo várias apresentações Nordeste a fora e foi convidado para participar da próxima Feira da Música de Fortaleza, que acontecerá entre os dias 19 e 22 de agosto.
O MPB vai ao ar neste Sábado, dia 23, às 17h, com reprise no Domingo, 24, às 12h.

*

sexta-feira, 15 de maio de 2009

As Cantoras do Rádio na Universitária FM


Por Joanisa Prates
O Música Potiguar Brasileira (MPB), entra no clima da Era de Ouro do Rádio e convida os ouvintes da Universitária FM para uma viagem musical a década de 30. Para nos guiar nesse mundo de magias, vozes, divas e canções, recebemos diretamente de Mossoró o grupo Brasileiras apresentando o espetáculo “Na Era do Rádio”.
O grupo surgiu durante um café e outro, em 2007, quando as produtoras Katharina Gurgel e Toinha Lopes planejavam montar um show especial para comemorar o Dia Internacional da Mulher. A partir daí nasce o show “Brasileiras – Uma viagem pelo universo feminino”, espetáculo que após várias apresentações pelo RN acaba por batizar definitivamente o quarteto. Atualmente as Brasileiras circulam com sua segunda produção, o musical “Na Era do Rádio”.
Formado por quatro cantoras e sete músicos, “Na Era do Rádio” é um musical que resgata a época de ouro do rádio brasileiro e suas maiores representantes: as eternas cantoras do rádio.
O MPB vai ao ar neste Sábado, dia 16, às 17h, com reprise no Domingo, 17, às 12h.

*

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Galvão Filho faz prévia de lançamento do novo CD

Por Joanisa Prates    
O Música Potiguar Brasileira (MPB), convida o cantor, compositor e artista plástico Galvão Filho, que traz em suas canções, a alegria e a essência das manifestações folclóricas.

Galvão Filho nasceu em uma família de músicos, começou a tocar pandeiro ainda criança e como percussionista enveredou pela pesquisa de ritmos naturais do Rio Grande do Norte. Já gravou dois CD's, “Na Palma da Mão” e “Forró Pra Valer”.


E a Universitária FM lança, com exclusividade, a prévia do seu mais novo disco intitulado “Achados e Perdidos”, este final de semana no Música Potiguar Brasileira. Durante o programa, Galvão envolverá os ouvintes com sua simpatia e poesia ao cantar e tocar aclamadas canções, como 'Reguequetere' e também composições inéditas do seu novo CD, que será lançado ainda neste semestre.

O MPB vai ao ar neste Sábado, dia 9, às 17h, com reprise no Domingo, 10, às 12h.

*

sexta-feira, 1 de maio de 2009

O tempero do Samba Rock Invade a Universitária FM

Por Joanisa Prates   
O primeiro Música Potiguar Brasileira (MPB) de maio, convida a banda Orquestra Boca Seca, revelação do samba rock potiguar, para temperar o final de semana dos ouvintes da Universitária FM.
Com influências da música black brasileira, como Tim Maia, Jorge Ben, Paula Lima e tantos outros, a Orquestra Boca Seca está na área desde 2003, já gravou um disco EP, mas só agora a banda tem uma formação consolidada. O quinteto é formado por Fábio Rocha (voz e guitarra), Clara Pinheiro (voz), Jordan Santiago (baixo), Rafael Cabelera (guitarra) e Pablo Jorge (bateria).
Após ter sido uma das selecionadas no edital do Prêmio Núbia Lafayete de Música, a banda vai voltar ao estúdio para gravar canções inéditas e regravar o que foi lançado em EP.

O MPB vai ao ar neste Sábado, dia 2, às 17h, com reprise no Domingo, 3, às 12h.
*foto: Giovanna Rego

 
Free Blogger Templates