sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Cantigas, repentes e lôas na FMU

CACAU ARCOVERDE

Por Joanisa Prates   
 Nas comemorações para o dia do Folclore o programa Música Potiguar Brasileira prepara uma tarde com cantigas, repentes e ritmos afro-brasileiras da cultura popular nordestina. E para comandar o MPB convidamos o brincante e percussionista Cacau Arcoverde apresentando o projeto musical Jaraguá Mulungu*.

Criado por Cacau Arcoverde em 22 de agosto de 1999, o Jaraguá Mulungu é um projeto musical com objetivo de divulgar a cultura popular com sua própria linguagem, e suas músicas mostram a beleza da Literatura de Cordel e o repente, homenageando os mestres brincantes da cultura popular pernambucana e potiguar.

Durante o programa Cacau canta suas lôas, conta a trajetória dos dez anos do Jaraguá e apresenta o Projeto Instrumental "Raízes Brasileiras", gravado no Estúdio Umuarama, no Rio de Janeiro, com participações especiais de grandes amigos de Arcoverde. E ainda comenta sobre o projeto "Coco de Nóis" aprovado pelo BNB de Cultura 2009 que tem como principal objetivo a divulgação da Cultura Popular do Rio Grande do Norte e de Pernambuco.

A diversidade cultural e de ritmos do Jaraguá Mulungu você sintoniza este fim de semana no programa Música Potiguar Brasileira, aqui pela Universitária FM 88,9.

[*]O Jaraguá é considerado um personagem que faz parte do imaginário da Cultura Popular, um fantasma de cavalo. O termo Mulungu é empregado para designar o Ser Supremo em 25 línguas e dialetos do leste Africano.

O MPB vai ao ar sábado, dia 22, às 17h, com reprise no domingo, 23, às 12h.

*

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Saxofones Potiguares na Universitária FM


Por Joanisa Prates   
 O Música Potiguar Brasileira (MPB) convida os ouvintes da Universitária FM para sintonizar o programa que tem orgulho de receber o primeiro e único Octeto de Saxofones brasileiro. E no comando do MPB estão: João Paulo (Jotapê) também coordenador do projeto e o músico Chico Beethoven.

O Octeto de Saxofones da Escola de Música da UFRN além de ser um projeto de extensão formado por alunos e professores da instituição é um dos mais novos projetos artísticos da cidade. Criado em 2007, o grupo é coordenado e dirigido artisticamente pelos professores Jotapê e Yuri Dantas e o principal objetivo do Octeto de Sax é promover a música instrumental brasileira escrita para essa formação.

Durante o programa Jotapê e Beethoven fazem um breve resumo sobre a origem do saxofone - instrumento criado por Adolf Sax - e demonstram os sons de quatro dos oito saxofones da família: sax soprano, sax alto, sax tenor e sax barítono. Apresentam também o recente CD gravado pelo Octeto com arranjos e composições de autores nacionais e nordestinos. Vale lembrar que o Octeto foi selecionado para participar da 8ª edição da Feira da Música de Fortaleza, que acontece entre os dias 19 e 22 de agosto.

Os belíssimos arranjos do sax potiguar você sintoniza este fim de semana no programa Música Potiguar Brasileira, aqui pela Universitária FM 88,9.

O MPB vai ao ar sábado, dia 15, às 17h, com reprise no domingo, 16, às 12h.

*

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Poemúsicas eletrificadas na FMU


Por Joanisa Prates   
 O Música Potiguar Brasileira (MPB) deste fim de semana vem regado a muito vinho, poesia, música e apresenta a irreverência das poemúsicas experimentais, eletrônicas, liquidificadas dOs Poetas Elétricos. E no comando do programa a voz grave de Carito, um dos poetas, também responsável pelos poemas e direção artística da banda.

Os Poetas Elétricos nasceram nos anos 90 quando Carito e Edu Gomez - na época integrantes da banda Modus Vivendi - criaram o projeto "Poemas Eletri-Ficados & Outros Que Foram Embora", misturando livremente música, poesia e gravações experimentais, que após algumas apresentações passou a intitular o primeiro CD dOs Poetas.

Durante o programa, Carito apresenta algumas faixas do segundo disco da banda "Estirado no Estirâncio* ou Sol Sem Sombra de Dúvidas" contendo 26 poemúsicas divididas em duas partes: Lado A Músicas Fal(h)adas e Lado B Palavras T(r)ocadas. A cada poemúsica Carito conta histórias curiosas sobre a criação e gravação do disco, que também contou com participações especiais e espaciais de Antônio de Pádua, Jorge Lima, Junior Primata e Mirabô Dantas em algumas faixas do CD.

Atualmente Os Poetas Elétricos são: Carito (vozes, poemas e direção artística), Edu Gomez (guitarras, arranjos e produção musical) e Michelle Régis (vozes e composições) que após algumas participações no primeiro disco, entra definitivamente para o grupo, trazendo a sensibilidade e a alma feminina para a banda.

A poemúsica eletri-liquidi-ficada dOs Poetas Elétricos você sintoniza este fim de semana no programa Música Potiguar Brasileira, aqui pela Universitária FM 88,9.

[*] O estirâncio é aquela faixa de terra que a maré deixa quando seca, conhecida também como zona lavada pelo mar.

O MPB vai ao ar sábado, dia 08, às 17h, com reprise no domingo, 09, às 12h.

*
 
Free Blogger Templates