quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Pra Se Ter Alegria mais uma vez

Por Joanisa Prates   
 A Universitária FM chamou e ela mostrou para o que veio. E é com imensa satisfação que o Música Potiguar Brasileira(MPB) deste fim de semana recebe a belíssima cantora potiguar de nascimento e carioca de coração Roberta Sá, apresentando e encerrando com todo charme e alegria o mês de janeiro.

Quando criança Roberta Sá era ninada pelas tias ao som da boa música brasileira. Daí surgiu a admiração pelos poetas brasileiros e o interesse em cantar. Aos nove anos mudou-se para o Rio de Janeiro, onde vive até hoje, fez faculdade de jornalismo, e lá também descobriu o canto e a paixão pela música.

Com dedicação, simpatia e talento Roberta conquistou o público brasileiro de todas as idades e hoje é considerada a mais nova musa da MPB. A cantora já gravou dois discos em estúdio: Braseiro (2005) apresenta canções de compositores consagrados e a faixa "A Vizinha do Lado" fez parte da trilha da novela Celebridades. Com o segundo álbum Que Belo Estranho Dia Pra Se Ter Alegria (2007) Roberta Sá ganhou prêmios de melhor cantora e melhor disco, e emplacou mais uma trilha para a atual novela Viver a Vida com "Mais Alguém".

Este ano ela lança o CD/DVD ao vivo Pra Se Ter Alegria, disco que faz um apanhado de todo o repertório da artista registrado nos trabalhos anteriores e das 14 faixas, apenas "Samba do Balanço" e "Agora sim" são inéditas. O show tem direção musical, produção e arranjos de Rodrigo Campello e conta com as participações especias de Pedro Luís (seu parceiro na vida e na música), Hamilton de Holanda e Marcelo D2.

Venha cantar e dançar ao som dos sucessos de Roberta Sá no programa Música Potiguar Brasileira. Sintonize a rádio Universitária 88,9 FM neste sábado, dia 30, às 17h, com reprise no domingo, 31, às 12h.

*

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Música para relaxar na Universitária FM

Vale a pena ouvir de novo: o MPB reapresenta o programa com Alexandre Atmarama

ALEXANDRE ATMARAMA
Por Joanisa Prates   
 Após uma semana de muito trabalho, trânsito caótico e ônibus lotado, nada melhor que ouvir boa música e meditar. Em clima zen o programa Música Potiguar Brasileira (MPB) resolveu unir o útil ao agradável e convida os ouvintes da Universitária FM para um momento de relaxamento ao som do compositor e violinista Alexandre Atmarama, apresentando o MPB deste fim de semana.

Atmarama é um apaixonado por música desde a infância e sempre soube qual seria o resultado dessa paixão. Aos dez anos de idade ganhou o seu primeiro violão e anos mais tarde inicia seus estudos musicais. Porém a inquietação e a busca por respostas levou o violinista a dedicar-se aos ensinamentos orientais, deixando a música de lado por um determinado período.

Em 1997, Atmarama retoma a carreira artística, inicia pesquisas na área da música e desenvolve uma técnica chamada "IMALT". Tal técnica levou o músico a intitular o seu primeiro álbum com repertório autoral no formato violão solo, lançado em 2008. Atmarama também lançou o livro "Doze Composições para Violão" contendo as partituras das faixas do CD "IMALT".

A música relax de Alexandre Atmarama você sintoniza este fim de semana no programa Música Potiguar Brasileira, aqui pela Universitária FM 88,9.

O MPB vai ao ar sábado, dia 23, às 17h, com reprise no domingo, 24, às 12h.

*

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A energia da guitarra potiguar na FMU

Vale a pena ouvir de novo: o MPB reapresenta o programa com Kiko Chagas

KIKO CHAGAS

Por Joanisa Prates   
 O Música Potiguar Brasileira (MPB) deste fim de semana vem a todo vapor. Para apresentar o programa recebemos o guitarrista e compositor Kiko Chagas e convidamos os ouvintes da Universitária FM para apreciar os acordes da guitarra eletrizante do nobre músico potiguar.

Kiko respira música desde o primeiro dia de vida: é neto de sanfoneiro, seu pai é o compositor Chico Elion e a mãe era cantora de rádio. Foi estudante de música da UFRN, vencedor do Troféu Caymmi e ganhou destaque nacional dividindo o palco com grandes nomes da música popular e internacional como Tim Maia, Elza Soares, o jamaicano ]immy Cliff e os baianos Gilberto Gil, Caetano Veloso e Moraes Moreira com Os Novos Baianos.

Durante o programa Kiko Chagas mostra a pluralidade das suas composições, quando mistura todos os ritmos sem temer os resultados. De John Coltrane a Michael Jackson, de Chico Elion a Tim Maia até composições autorais, Kiko deixa a conversa de lado e apresenta um programa fervente trazendo gravações inéditas tendo como base o seu violão MID.

A guitarra potiguar de Kiko Chagas você sintoniza este fim de semana no programa Música Potiguar Brasileira, aqui pela Universitária FM 88,9.

O MPB vai ao ar sábado, dia 16, às 17h, com reprise no domingo, 17, às 12h.

*

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Poemúsicas eletrificadas na FMU

Por Joanisa Prates   
 O Música Potiguar Brasileira (MPB) deste fim de semana vem regado a muito vinho, poesia, música e apresenta a irreverência das poemúsicas experimentais, eletrônicas, liquidificadas dOs Poetas Elétricos. E no comando do programa a voz grave de Carito, um dos poetas, também responsável pelos poemas e direção artística da banda.

Os Poetas Elétricos nasceram nos anos 90 quando Carito e Edu Gomez - na época integrantes da banda Modus Vivendi - criaram o projeto "Poemas Eletri-Ficados & Outros Que Foram Embora", misturando livremente música, poesia e gravações experimentais, que após algumas apresentações passou a intitular o primeiro CD dOs Poetas.

Durante o programa, Carito apresenta algumas faixas do segundo disco da banda "Estirado no Estirâncio* ou Sol Sem Sombra de Dúvidas" contendo 26 poemúsicas divididas em duas partes: Lado A Músicas Fal(h)adas e Lado B Palavras T(r)ocadas. A cada poemúsica Carito conta histórias curiosas sobre a criação e gravação do disco, que também contou com participações especiais e espaciais de Antônio de Pádua, Jorge Lima, Junior Primata e Mirabô Dantas em algumas faixas do CD.

Atualmente Os Poetas Elétricos são: Carito (vozes, poemas e direção artística), Edu Gomez (guitarras, arranjos e produção musical) e Michelle Régis (vozes e composições) que após algumas participações no primeiro disco, entra definitivamente para o grupo, trazendo a sensibilidade e a alma feminina para a banda.

A poemúsica eletri-liquidi-ficada dOs Poetas Elétricos você sintoniza este fim de semana no programa Música Potiguar Brasileira, aqui pela Universitária FM 88,9.

[*] O estirâncio é aquela faixa de terra que a maré deixa quando seca, conhecida também como zona lavada pelo mar.

O MPB vai ao ar sábado, dia 09, às 17h, com reprise no domingo, 10, às 12h.

*
 
Free Blogger Templates