quinta-feira, 22 de abril de 2010

Big Band Potiguar na Universitária FM

BIG BAND JERIMUM JAZZ
Por Ianne Maria

Esta semana, o programa Música Potiguar Brasileira traz todo o swing do jazz americano, com gostinho de Nordeste. É a Big Band Jerimum Jazz mostrando toda sua versatilidade e talento.

Big Bands são conjuntos musicais típicos das décadas de 20, que tem como principal rtimo o jazz. Originais dos Estados Unidos, foi a partir da segunda grande guerra que a sua existência se dissiminou pelo resto do mundo. As Big Bands são constituidas basicamente por 2 naipes sendo um de instrumentos de sopro (sax, trumpete, etc.) e o segundo, formado por toda a base harmônica do conjunto, o que inclui bateria, baixo, guitarra, e piano. No Brasil, bons exemplos de Big Bands são a Orquestra Tabajara (PB) e a Orquestra Spok Frevo (PE).

A Big Band Jerimum Jazz existe desde 1998 e nasceu com objetivo de servir de laboratório aos alunos dos cursos técnico e bacharelado da Escola de Música da UFRN, tudo sob o comando do professor Ranilson de Farias. Em seus 12 anos de existência, a Big Band Jerimum Jazz, graças ao empenho de seus integrantes e colaboradores, ganhou experiência e respeito no cenário artístico potiguar, sendo hoje considerada um dos expoentes da música instrumental no Rio Grando de Norte. No repertório, o Jerimum Jazz interpreta dedes os clássicos do estilo aos mais diversos ritmos brasileiros, sempre fazendo uso da formação típica de uma Big Band, e agradando as mais diversas platéias.

E para conferir a rica sonoridade do Jerimum Jazz, não perca este sábado e domingo o programa Música Potiguar Brasileira, respectivamente às 17h e meio dia, na Universitária FM.

*

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Blogger Templates